quarta-feira, 8 de março de 2023

Quem anda no espírito supera limites!


1 Coríntios 2.6 a 11: Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”

Nós estamos debaixo de um domínio. João já nos havia alertado, dizendo que o mundo jaz no maligno.

Paulo afirma que há uma sabedoria humana e uma sabedoria espiritual. Qual é a diferença entre elas?

A expertise humana nos leva a tirar vantagens de pessoas e de situações. Infelizmente, a crueldade, a perversidade e a ganância imperam! Para o mundo, a felicidade está condicionada a um status ou a uma conta bancária.

Assim como a Bíblia nos alerta, os valores materiais são efêmeros. Por isso que Paulo nos ensina que tudo o que podemos ver é passageiro, mas aquilo que não podemos ver é eterno.

Ter sabedoria espiritual é dar valor ao que vem do alto! É viver debaixo da presença de Deus e caminhar segundo os Seus princípios. É ter a alegria da salvação!

Ao longo da nossa jornada, nossa mente acaba sendo um campo de batalha, pois Satanás faz de tudo para nos influenciar a praticar o mal, para nos enlouquecer e para que percamos o controle.

Gálatas 5.17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”

Gálatas 5.19 a 22: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

Por isso que nós precisamos ter consciência de que a nossa guerra não ocorre somente no campo carnal, mas nas regiões celestiais. Precisamos ter os nossos olhos espiritualmente abertoa.

Filipenses 3.8: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”

Paulo era um homem intelectual, mas ele considerava todo aquele conhecimento adquirido como algo dispensável. Para ele, o que importava era o conhecimento adquirido em Jesus, pois isso o mantinha mentalmente e emocionalmente protegido.

Paulo entendeu que a melhor escolha é caminhar no espírito!  

Gálatas 5.22 e 23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

2 Coríntios 10.4 e 5: “...Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo...”

Quem anda no espírito:

1- Tem a mente liberta de todas as contaminações e acusações do passado

Salmo 103.12: “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.”

2 Coríntios 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”  

Apenas a sua mente está ligada ao passado. Mas o seu espírito está conectado com o que Deus está realizando hoje e realizará amanhã!

Liberte-se de tudo o que te aprisiona ao passado, por que Deus faz nova todas as coisas.

2- Tem equilíbrio emocional!

2 Coríntios 4.7 a 9: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.”

Quem anda no espírito tem domínio próprio e não tomas atitudes precipitadas.

3- Tem autoridade contra as obras do inferno!

4- Tem a mente e o sentimento de Cristo

Filipenses 2.5: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”


1 Coríntios 2.16: “Nós, porém, temos a mente de Cristo!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.