quinta-feira, 20 de abril de 2023

O Homem Carnal x O Homem Espiritual


Se Jesus voltasse agora, como Ele encontraria o seu coração? Todo mundo fala que serão arrebatados. Mas a maioria das pessoas que me falou isso, hoje, esta caída na fé. Elas não esperam, verdadeiramente, a volta de Cristo. No Dia do Senhor, Ele vai separar o joio do trigo. Cuidado para você não perder a oportunidade que Deus está te dando de ser trigo. O apóstolo Paulo falou aos colossenses: ‘Aproveitem a oportunidade!’.

O apóstolo Paulo fala que a carne guerreia contra o espírito. Jesus veio à terra para vencer a carne. As obras da carne são fruto do pecado.

1 Coríntios 15.45 a 49: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.

Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”

O homem carnal é o primeiro Adão, mas o renascido em Cristo é o espiritual.
  
Paulo fala que quem anda no espírito não tem necessidade de satisfazer as concupiscências da carne.

O primeiro Adão é uma referência àquele que pratica as obras da carne, ou seja, é aquele que é dominado por seus impulsos. Já o segundo Adão, ou seja, o espiritual, é Jesus Cristo!

Em João 3, está escrito: ‘O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito!’. Todos nós temos o direito de ter uma vida no espírito.

Quando o meu novo nascimento passa a ser o meu estilo de vida, eu passo a caminhar de forma diferente. No nascimento carnal, nascemos pecando. Mas, em Cristo, temos o nascimento espiritual. Hoje, você vai perder sua identidade com o Adão carnal para crescer debaixo da identidade espiritual, ou seja, praticando o fruto o espírito!

Em 2 Timóteo 3, Paulo tem uma revelação sobre os últimos tempos. Ele cita 19 características que são peculiares à personalidade do ser humano e totalmente destrutivas. Ele afirmou: ‘Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.’. Apesar de este texto ter sido escrito há mais de dois mil anos, este é o perfil do homem do século 21. É contra isso que nós temos que lutar.

Gálatas 2.20: “...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Nós adquirimos uma personalidade deformada quando nos tornamos permissivos. Deus tem reservado para você uma aliança superior. E ela passa exatamente pela mortificação da sua carne. Hoje, você vai crucificar o teu corpo carnal e tomar uma posição que te transforme, definitivamente, em um homem de Deus. Hoje, inicia uma nova jornada na sua vida!

A obra de limpeza só começa quando eu tenho uma identificação com Jesus Cristo. Hoje, você vai guerrear pela sua libertação e passará a ser identificado como um homem espiritual. Este será o seu estilo de vida.

Tito 1.6 a 9: “... alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.”

O homem espiritual é irrepreensível, marido de uma só mulher, tem filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem é insubordinado, é irrepreensível como despenseiro de Deus, não é arrogante, não é irascível, não é dado ao vinho, não é violento, não é cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, é amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, tem domínio de si, é apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tem poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Essas são as características que nós temos que buscar. Busque ser um homem segundo o coração de Deus.

Você vai se despir do homem carnal e será revestido do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. A partir de hoje, você caminhará como um novo homem.

Efésios 4.17 a 24: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”

Para finalizar, eu quero citar duas características essenciais para nos tornarmos homens espirituais:

1º) Ser cheio do Espírito Santo

Efésios 5.18 a 21: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”

2º) Ser um homem de aliança

Gênesis 17.1 a 8: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.

Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.

Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.