domingo, 12 de março de 2023

Para lidar com as pressões, desenvolva a inteligência emocional


No mundo corporativo, é comum os profissionais serem contratados por suas aptidões técnicas, mas serem demitidos por questões comportamentais.

Não saber lidar com pressões, não ter bom senso na hora de se relacionar com os colegas de trabalho e não ter postura são atitudes que mancham a imagem do trabalhador e prejudicam o seu desenvolvimento.

O antidoto para este mal crescente é a inteligência emocional, que é definida como capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos.

Mas a grande questão é: Como saber se eu tenho está competência?


Esta resposta pode ser obtida por testes psicológicos, mas, para facilitar a vida dos internautas, o consultor norte-americano e coautor do livro "Emotional intelligence 2.0", Travis Bradberry, divulgou uma lista no LinkedIn com características comuns de quem sabe administrar seus próprios sentimentos. Veja a seguir:

1- Sabe descrever suas emoções com palavras precisas;

2- Conhecer o seu lado mais frágil e evitar que ele te atrapalhe;

3- Ser um bom juiz (saber interpretar sentimentos, intenções e motivações);

4- Não se ofender facilmente;

5- Ser capaz de dizer “não” (saber colocar limites);

6- Ter a capacidade de perdoar a si mesma (deixar os fracassos para trás);

7- Não cultivar rancores;

8- Ser generoso;

9- Neutralizar pessoas “tóxicas”;

10- Não busca a perfeição, porque ela não existe (dê o seu melhor, se supere).


Na contramão do mundo

Como receber a capacidade sobrenatural de desenvolver a mente para lidar com todas as situações de maneira sábia e inteligente?

Em uma de suas palestras, Apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre um dos diferencias de Daniel e também sobre um dos ensinamentos que Paulo deixou aos romanos, mostrando que a Palavra de Deus é viva, eficaz, atemporal e nos capacita sobrenaturalmente. 

“Deus deu a Daniel uma mente brilhante e uma capacidade intelectual que era um espanto para as pessoas. Daniel tinha se tornando dez vezes mais sábio e mais inteligente que todos os sábios e magos da Babilônia. O que podemos concluir? Que Daniel tinha um grande diferencial. Sabe qual é o seu diferencial? Deus em sua vida”, afirmou após ler os textos bíblicos de Romanos 12: 1 e 2 e Daniel 1: 20.

“O que nos atrapalha é não termos consciência e não encontrarmos um caminho para mergulharmos nesta fonte profunda de conhecimento e inteligência que Deus tem para cada um de nós. Deus deu a Daniel a capacidade de desenvolver a sua mente. E ele tem isso para nós. Deus não te criou para ser uma pessoa comum e limitada”, disse.

O líder da igreja Renascer em Cristo destacou que a nossa relação com Deus também é racional: “Na carta aos Romanos, Paulo mostra que a nossa relação com Deus é racional, começando na nossa mente. Paulo também fala sobre transformação, que no grego é ‘metanoya’, ou seja, ‘mudança de mente.’”.

Na sequência, ele explicou que existe um caminho para  esta renovação e transformação mental. Veja, a seguir, qual é ele:

1- Faça uma limpeza geral! 


Muitas pessoas acumulam em sua mente derrotas e fracassos.

2- Recicle e inove o que deu certo


Reutilize as estratégias que deram certo, melhorando-as a cada dia.

3- Abra-se para novas experiências e ensinamentos (o nosso filtro é o Espírito Santo)


Imagine um copo cheio de água suja. Agora, ponha esse copo debaixo de uma torneira. Com o passar do tempo, a agua limpa vai “expulsar” toda a agua suja. Isso é o mesmo que purificar sua mente.

“Esse poder transformador vai entrar dentro de você, te fazendo viver uma revolução, que é a capacidade de você vencer através do poder da mente, e não por força”, afirmou.

Para exercer o “poder da mente”, Apóstolo Estevam aconselha:

1- Manter o equilíbrio, a despeito das pressões que você enfrenta (Romanos 8: 8 e 9)


“Deus tem para nós domínio próprio e você não pode ser roubado nisso. Se a pressão vem de Deus, Ele me dá forças para suportá-la e sabedoria para superá-la. Se ela vem de Satanás, eu tenho autoridade para vencê-la”, destacou.

2- Manifestar o poder da Palavra (2 Reis 7: 1)


“Use a palavra de Deus a teu favor, pois a Palavra de Deus é o que chama à existência o que não existe e também não volta vazia!”, disse.

3- Aprender a agir com tranquilidade (1 Reis 19: 11 a 13)


“Elias esperou a manifestação de Deus no vento, no terremoto e no fogo, mas Deus falou com ele através de um vento suave. Aprenda a ser leve em meio às pressões! Deus não fala com a tua loucura, mas quando você se aquieta e reconhece que Ele é Deus!”, afirmou.

4- Ter comportamentos conscientes, não agir mais pela emoção (Jó 39: 26)


“Deus deu à ave a perfeição do voo. Mas será que o falcão voa pela sua inteligência? Claro que não. Ele voa pela consciência que Deus colocou dentro dele! Deus colocou em você, além dos teus instintos, inteligência. Não achate as tuas habilidades!”, declarou.

“Peça a Deus sabedoria e consciência, pois o nosso culto é racional! Tenha consciência de quem você é, de acordo com a Palavra de Deus!”, conscientizou.

5- Tenha uma mente que transmita energia positiva (Filipenses 4:8)


“Ande em limpeza, sem falcatruas! Faça hoje um voto a Deus de arrancar todo lixo que há na tua mente e abra espaço para pensar como Paulo pensava! Se a tua mente for boa, todo o mais será bom!”, concluiu.

Dê um upgrade na sua carreira

Todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, a Igreja Renascer realiza o Prosperity.

O culto é direcionado para empresários, profissionais liberais e para pessoas que precisam de restauração e um direcionamento na área profissional.

No Renascer Hall, sede internacional da Renascer em Cristo, em São Paulo, as palestras são ministradas pelo Apóstolo Estevam Hernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.