domingo, 21 de agosto de 2022

Novos desafios, novos comportamentos


Josué 1.1 a 9: “Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Esta é a palavra do Senhor direcionada a um jovem chamado Josué. Ele estava em um momento de transição e de muita insegurança, pois teria de enfrentar situações difíceis sem seu maior apoio, que era Moisés. De repente, ele se viu como o líder do povo de Israel. Ele recebeu a missão de conduzi-los em uma desafiadora jornada rumo à Terra Prometida.

Ao longo de nossa caminhada, muitas vezes, deparamo-nos com situações de extrema pressão, situações que nos desestabilizam e tiram o nosso chão.

Talvez, ao olhar este grande desafio, você pense: “Não vou dar conta! Não fui preparado para assumir esta responsabilidade!”. Esses pensamentos derrotistas acabam moldando nosso caráter. Por quê. Porque colocamos nossas deformações no ligar dar promessas de Deus.

Josué tinha realmente um grande desafio pela frente, mas ele estava debaixo de um envio. Em vez de olhar as dificuldades, ele escolheu enxergar as oportunidades e andar pela fé.  

Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

Logo no início do primeiro capítulo do livro de Josué, o Senhor deixou três mensagens encorajadoras. Que, a exemplo deste grande sucessor de Moisés, você possa assumi-las como verdade:

Primeira mensagem: Sê forte e corajoso!

Ser forte é ter estrutura espiritual, é ter força interior, é não se deixar intimidar! É ser emocionalmente inabalável.

2 Coríntios 12.10 “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Assuma este desafio, porque Ele é contigo!

Segunda mensagem: Ninguém poderá te resistir todos os dias da sua vida! Assim como fui com Moisés, serei contigo

Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

1 Coríntios 10.1 a 4: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.”

Terceira mensagem: Estou te enviando para:

- Ser vencedor

Romanos 8.37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

- Ser conquistador

- Para ter sucesso

Josué tinha começado o dia triste, mas, depois daquelas palavras, ele se reanimou no Senhor. Seu comportamento já não era mais o mesmo.

Quando ele se apresentou, o povo não viu um Josué inseguro, mas um homem cheio do Espírito Santo.

Esta dívida, esta decepção, estas traições, esta incompreensão em relação às lutas que você tem vivido não são mais fortes do que aquele que te enviou.

Encha-se do Espírito Santo, tenha uma nova disposição interior, porque Deus tem para você uma jornada de vitórias! Haverá bom futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.