quarta-feira, 22 de março de 2023

Três ensinamentos do Salmo 140


Salmo 140: Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento, cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas. 

Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide. Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos.

Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Digo ao SENHOR: tu és o meu Deus; acode, SENHOR, à voz das minhas súplicas. 

Ó SENHOR, força da minha salvação, tu me protegeste a cabeça no dia da batalha. Não concedas, SENHOR, ao ímpio os seus desejos; não permitas que vingue o seu mau propósito.

Se exaltam a cabeça os que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios. Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem. O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe. 

Sei que o SENHOR manterá a causa do oprimido e o direito do necessitado. Assim, os justos renderão graças ao teu nome; os retos habitarão na tua presença.”

Além de ser uma linda oração, este Salmo traz três grandes ensinamentos: 

1- Cuidado para não ser enredado pelas armadilhas do inimigo

A maldade não faz parte da natureza humana. Deus não criou o homem para ser um instrumento de destruição... Deus não criou o homem para cometer atrocidades... Deus nos criou para sermos um canal de bênçãos, para manifestarmos a glória d'Ele aqui na terra!

Existem pessoas que, infelizmente, permitem que o mal habite em seu coração. Elas permitem que estes sentimentos se transformem em atitudes destrutivas. Esta é a natureza terrena, porque o mundo jaz no maligno. Mas a natureza divina só produz o bem!

Para não sermos envolvidos por armadilhas de pessoas mal intencionadas, precisamos vigiar e orar! 

Viva sempre debaixo da orientação do Senhor. Espere n’Ele! Vença o mal com o bem!

2- Mantenha-se fiel, porque os caluniadores não prevalecerão

3- Confie nos livramentos e nos propósitos do Senhor

Não seja conduzido pelos seus impulsos, mas seja guiado pelo Espírito Santo. Não tenha medo, tenha fé, porque os planos do Senhor são superiores. Os intentos do inimigo não vão prevalecer!


Lembre-se de que, no Senhor, não existem situações irreversíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.