domingo, 24 de julho de 2022

Como se tornar mais confiante no trabalho?


A insegurança é um grave problema no mundo corporativo. Não saber lidar com as intimidações no ambiente de trabalho e não confiar em suas próprias capacidades são fatores que paralisam qualquer profissional.

Existem, basicamente, cinco comportamentos típicos de pessoas inseguras. Veja a seguir:

Não sabe lidar com feedbacks negativos


Quando este profissional recebe um feedback negativo, nem sempre é porque ele é um mau funcionário. Se ele é inseguro, fica totalmente desmotivado e já começa a se preparar para a demissão.

Não se expõe


Este profissional tem boas ideias, mas o medo de se expor e de arriscar é tão grande, que ele deixa os próprios colegas de trabalho tomarem a iniciativa.

Em reuniões, ele fica totalmente anulado. Não dialoga, não tira dúvidas e perde a oportunidade de expor grandes ideias.

Não se valoriza


Quando faz algo importante para empresa, logo pensa que não fez nada de tão especial e começa a não se achar bom o suficiente para trabalhar naquele local.

Tem medo de assumir responsabilidades


Quando é escolhido para assumir uma equipe ou um projeto, quando não fica surpreso por não entender o motivo da convocação, fica extremamente inseguro e receoso, pois tem medo de se responsabilizar, caso algo dê errado, e tem medo de perder o controle da situação.

Tem medo de tirar férias


O profissional inseguro tem medo de ser substituído por alguém melhor. Em vez de aproveitar as férias para ter novas ideias e renovar suas forças, é tomado pelo desespero e mal consegue descansar. Outra dificuldade do profissional inseguro, na hora de tirar férias, é delegar e passar informações para os outros colegas. Sempre fica aquele receio. 

Na contramão do mundo

A autoconfiança é essencial para quem quer decolar profissionalmente. Em uma de suas palestras, Apóstolo Estevam Hernandes destacou esta característica, que também era uma das marcas de Daniel.

“Nós precisamos, acima de tudo, aprender que a nossa confiança vem do alto! É o que está escrito no Salmo 121. Daniel entendia que Deus estava no controle de tudo, este era o grande segredo”, afirmou o líder da Igreja Renascer em Cristo.

“Daniel era diferenciado, ele não era apenas um otimista sonhador. Nele, havia características espirituais que o faziam ser alguém de sucesso, mesmo em uma terra estranha. Otimismo é bom, mas, sem fundamento, nos leva à ilusão”, conscientizou.

O Apóstolo explicou que Daniel tinha tudo para ser um homem inseguro. “Ele chegou à Babilônia como escravo. Talvez, historicamente falando, ele tenha se tornado um eunuco, uma vez que a história não nos mostra se ele foi casado ou não. Tudo isso poderia contribuir para que ele fosse alguém inibido ou até mesmo revoltado, porém Daniel agia na contramão. Ele vivia a palavra do Salmo 121 e sabia que o seu socorro viria do Senhor. Era esta certeza que gerava nele uma confiança poderosa”, disse.

“Será que você tem confiado incondicionalmente no Senhor, assim como Daniel confiava? Existem pessoas que vivem pedindo sinais e provas para Deus. Deus não precisa provar nada para o homem, o homem é quem precisa confiar no Senhor. Confiar é se lançar 100% nas mãos do Senhor. Estabelecemos, muitas vezes, uma relação humana com Deus – confiamos com um 'pé atrás'. A despeito de tudo, confie em Deus, pois o Senhor não muda! A palavra de Deus não volta vazia, por isso, eu não posso viver duvidando!”, afirmou.

O líder da Igreja Renascer afirmou que existem três atitudes que devemos tomar para adquirirmos a autoconfiança de Daniel. Veja, a seguir, quais são:

1- Conquistá-la pela fé (Hebreus 11: 6)
  

“Adquira, pela fé, o conhecimento de quem você é. Qual é a diferença entre o homem confiante e o arrogante? O arrogante não tem confiança em quem ele é, mas se estriba naquilo que ele tem. Ele se firma em posições ou coisas materiais. O homem que tem a sua confiança em Deus sabe quem ele é. Sabe que ele é filho de Deus”, declarou.

2- Não deixar que a insegurança molde sua personalidade (1 Samuel: 30 4 a 6)


“Não faça das tuas derrotas os teus deuses. O mundo não respeita quem é inseguro! Aprenda a ser uma pessoa confiante e brilhante naquilo que você faz. Você é muito mais do que você tem feito!”, conscientizou.

3- Assuma, na sua mente, a personalidade de Daniel (Daniel 5: 10 a 12)
  

“O reconhecimento da nossa personalidade nos dá autoconfiança. Fomos ensinados na nossa cultura a sermos miseráveis e com uma ausência da nossa personalidade espiritual. Você está sendo moldado pelo Espirito Santo de Deus para ser como Daniel!”, declarou.

Na sequência, Apóstolo Estevam sugeriu uma autoavaliação, a partir das seguintes questões:

-Como você tem enfrentado as tuas dificuldades? Positivamente ou cheio de medo, fugindo delas?

-Em quem você se espelha? Os teus referenciais precisam ser referenciais de sucesso!
-Qual é o nível da tua intrepidez?  Seja como Paulo diante do Rei Agripa.
  

Para finalizar, ele citou as bênçãos que possuem aqueles que têm a autoconfiança de Daniel. Veja abaixo:

1- Todas as mentiras do inferno já estão quebradas na tua vida;
2- Deus te dá paz no teu interior;
3- Em você, encontrarão luz, inteligência e sabedoria.

Dê um upgrade na sua carreira

Todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, a Igreja Renascer realiza as reuniões do Prosperity Renascer.

O culto é direcionado para empresários, profissionais liberais e para pessoas que precisam de restauração e um direcionamento na área profissional.

No Renascer Hall, sede internacional da Renascer em Cristo, em São Paulo, as palestras são ministradas pelo Apóstolo Estevam Hernandes.


Redação iGospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.