segunda-feira, 24 de abril de 2023

Livres da opressão da religiosidade!



Mateus 23.1 a 16: “Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. 

Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. 

Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! 

[Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!]. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!”. 

Mateus 5.37: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.”. 

Nesta passagem, o Senhor Jesus faz um alerta. Ele exorta, com autoridade, os fariseus e os saduceus. Ele os chama de hipócritas, porque tinham uma vida dupla. Eram aproveitadores e exploradores da fé alheia. Impunham as leis, com o objetivo de destruir as pessoas, e não para conduzi-las ao caminho dos céus.  

É incontestável dizer que a nossa realidade não é muito diferente. A intolerância religiosa tem subjugado e matado muitos servos de Deus.  

Jesus destacou alguns pontos importantes, que são libertadores. Hoje, eu vou contextualizar alguns: 

Em primeiro lugar, Ele disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, porque têm feito de tudo para que as pessoas não entrem no reino dos céus.”. 

O Senhor Jesus veio para salvar e buscar os perdidos. Essa ideia de que as pessoas precisam de autorização humana para entrar no reino de Deus é uma grande mentira. Nós fomos salvos e alcançados pela graça!  

Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus...”. 

A graça nos dá livre acesso a Jesus Cristo! A graça nos coloca na rota da eternidade! A graça nos liberta das opressões do inferno.  

Em segundo lugar, Ele afirma: “Ai de vós, escribas e fariseus, porque ficam rodeando as pessoas com suas doutrinas e mentiras. O objetivo de vocês é tirar as pessoas do caminho da graça”.  

Os religiosos querem, a todo o custo, impedir a obra de Deus. Eles não se importam com as vidas perdidas, mas com o seu próprio ego.  

Ainda que você tenha sido enganado pela religiosidade, lembre-se de que Deus se importa com a sua vida! Ele te ama!  

Joao 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”.

Em terceiro lugar, Ele alerta: “Ai de vós, escribas e fariseus, porque vocês falam que podem jurar por todas as coisas, inclusive pelos templos.”. 

Aqueles religiosos deturpavam a Palavra de Deus para atenderem suas próprias conveniências. Em relação a eles, o Senhor Jesus é bem específico: “Não os imiteis!”.  

Querido, não trilhe mais este caminho de destruição, tire as capas da religiosidade e venha para a graça! Não importa como você esteja. 

Mateus 11.28 e 30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.". 

O Senhor Jesus tem um novo tempo para a sua vida! Um tempo de alegria, paz e liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.