terça-feira, 21 de junho de 2022

Sem Ele, nada podemos fazer


João 15. 1 a 5, 15 e 16: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

A maioria dos cristãos conhece essa passagem bíblica, mas eu queria, hoje, destacar alguns pontos importantes.

Jesus fala que Ele é a videira verdadeira, e que o Pai é o agricultor.

O livro de Êxodo 15 mostra o momento em que os hebreus saíram do Egito rumo à Terra Prometida. No início daquela jornada, eles enfrentaram um grande desafio. Para superá-lo, eles dependiam de um milagre para que as águas amargas fossem transformadas em águas doces. Eles estavam em uma região desértica.

Atualmente, nós sabemos que Israel possui máquinas capazes de transformar a água do mar em água potável. Mas, naquela época, eles não dispunham dessa tecnologia.

O local se chamava Mara, porque suas águas eram amargas. A questão era: O que fazer? Lançar a árvore que o Senhor havia mostrado sobre aquelas águas.

Êxodo 15.25: “E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.”

Quando eu coloco a videira verdadeira, as águas amargas são transformadas em águas doces, ou seja, elas passam a ter vida.

Jesus Cristo é a videira verdadeira. Quem estiver n´Ele dará muitos frutos. Por isso que nós questionamos o posicionamento dos religiosos. Porque quando, verdadeiramente, eu estou em Cristo, eu dou muitos frutos. Sem Jesus Cristo, não temos raízes, ou seja, nos tornamos estéreis.

Faça uma autoanálise! Você acha mesmo que o Senhor te criou para apenas existir? Para ser uma pessoa sem objetivos? Para ser alguém improdutivo? Claro que não! Ele te criou para dar frutos, e frutos permanentes.

O estéril faz do deserto o seu lar, mas o fértil habita junto às águas que saem do trono de Deus. Ele está plantado junto ao ribeiro de águas, dá frutos na estação própria e prospera em todos os seus caminhos.

Que, a partir de hoje, você assuma novos comportamentos. Em vez de reclamar, clame ao Senhor! Em vez de se acomodar, lute! Em vez de se sentir o mais injustiçado do mundo, ande de cabeça erguida! A sua força está no Senhor, não está nas pessoas, não está em uma posição social, não está em uma conta bancária.

Coloque todo o seu potencial à disposição do Senhor. Ele te escolheu, te nomeou e te enviou para que você possa fazer a diferença.   

Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece!”

Romanos 8.37: “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedoras por meio daquele que nos amou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.