domingo, 5 de março de 2023

De um jovem aprendiz para um grande conquistador!


Josué 1.1 a 9: “Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Esta é a palavra do Senhor direcionada a um jovem chamado Josué. Ele estava em um momento de transição, insegurança e de incertezas. Ele tinha que enfrentar situações difíceis sem seu apoio, que era Moisés.

Assim é a caminhada de um servo de Deus: cheia de desafios!

De repente, Josué se viu como um líder, mas, no seu interior, já havia uma constituição.

Talvez, ao olhar esta provação, você pense: “Eu não estou preparado!”. Isso ocorre quando você coloca suas deformações no lugar da bênção. Enxergue, com os olhos da fé, e caminhe de acordo com o direcionamento do Senhor.

Neste texto, nós vemos que Deus encorajou Josué, quando disse:

Em primeiro lugar: “Sê forte e corajoso!”

Ser forte é ter estrutura espiritual, é ter força interior, é não se entregar às investidas do inimigo, é ser inabalável!

2 Coríntios 12.10: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Deus não te fez fraco! Por isso, assuma este desafio! Aquele te enviou também te conduzirá em triunfo.

Em segundo lugar: “Ninguém poderá te resistir todos os dias da sua vida! Assim como fui com Moisés, serei contigo”

Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

1 Coríntios 10.1 a 4: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.”

Em terceiro lugar: “Eu estou te enviando...”

-Para ser vencedor

Romanos 8.37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

-Para ser um conquistador

-Para ter sucesso

Josué tinha começado o dia triste, mas, depois daquela palavra, ele se reanimou no Senhor. Seu comportamento já não era mais o mesmo.

Quando ele se apresentou, o povo não viu um Josué inseguro, mas um homem cheio de ousadia e disposição.

Esta dívida, esta decepção, esta incompreensão em relação às lutas que você tem vivido não são mais fortes do que o envio.

Encha-se do espírito, mude de comportamento, porque Deus tem para você uma jornada de vitórias, como também teve para Josué!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.