segunda-feira, 17 de abril de 2023

Salvação: O nosso divisor de águas!



2 Coríntios 5.16 e 17: “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”. 

Nesta passagem, o apóstolo Paulo fala sobre o divisor de águas que o Senhor tem para realizar em nossas vidas!  

Mesmo que algumas pessoas não queiram reconhecer, a história da humanidade está dividida em antes e depois de Cristo! Assim deve ocorrer com nossas vidas também, através do novo nascimento que vivemos, quando aceitamos Jesus como o nosso senhor e salvador.   

Acontece que, como Paulo explica em Gálatas 5.19, há uma guerra constante entre a nossa carne e o nosso espírito, porque eles são opostos entre si. E, nessa guerra, nós precisamos estar atentos às seguintes verdades espirituais: 

1ª Nós não podemos conhecer Cristo segundo a carne  

O que é conhecer Jesus Cristo segundo a carne? É quando apenas sabemos que Ele existe. É quando somente ouvimos algo a respeito d’Ele. É uma informação que está somente no seu intelecto, mas não está no seu espírito ou no seu coração. Isso é bom? É apenas uma teoria, e teorias não têm o poder de transformar nada!  

O que você precisa, na verdade, é conhecer Jesus Cristo no Espírito. Como assim? É o que Paulo define como o novo nascimento. É o nascer do teu ser espiritual. Paulo fala que o nosso homem exterior se corrompe. Os anos passam... Nós envelhecemos... Isso é natural. Mas nosso homem espiritual se renova a cada dia, porque ele é imortal.  

Agora, quando queremos nos relacionar com o que é espiritual, mas de forma carnal, vêm a incredulidade, o desânimo, as impossibilidades e os questionamentos que resultam em uma grande frustração.  

Conhecer Cristo espiritualmente é o que Paulo expressa em Gálatas 6.17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”. É ter marcas, é ser tocado, é senti-lo, é andar com Ele. É ter sua emoção completamente envolvida pelo Espírito Santo.  

Isaías 61.1 a 3: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”. 

2ª Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas se passaram, e tudo se fez novo! 

E eu te pergunto? Por que você insiste em retomar os velhos hábitos? Por que você insiste em viver como se Deus não existisse? Por que você insiste em resgatar relacionamentos que quase te levaram para a morte? 

Em Cristo, você tem a oportunidade de deixar tudo isso para trás.  

Salmo 103.12: “Como está distante o Oriente do Ocidente, assim o Senhor afasta de nós as nossas transgressões.”. 

Isaías 43.25: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.”. 

Deixe o passado definitivamente para trás e receba o novo do Senhor.  

Romanos 6.4: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”. 

Mude de comportamento, mude as companhias, deixe aquelas conversinhas que sempre te levam para o mesmo lugar. Deixe para trás aqueles relacionamentos que sempre te jogam para baixo. Faça coisas novas! Em Cristo, você é nova criatura! 

3ª Volte a ter esperança  

Salmo 119.116: “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.”. 

Salmo 125.1: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”. 

Aquele que confia no Senhor não se entrega às circunstâncias. Ele olha para os montes, e sabe de onde virá o seu socorro. Ele anda firmado em promessas superiores e tem o coração cheio de esperança. 

Creia nesta palavra, porque:  

Em primeiro lugar: Haverá bom futuro! 

Provérbios 23.18: “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.”. 

Em segundo lugar: Deus vai fazer uma obra na sua vida tão grande, que as pessoas não vão acreditar 

Habacuque 1.5: “Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.”. 

Em terceiro lugar: Deus vai te amparar e te fortalecer! 

Provérbios 18.10: “Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.”. 

Zacarias 9.12: “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”. 

Abra-se para este tempo de Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.