quinta-feira, 6 de abril de 2023

Quando colocamos tudo a perder!



Daniel 5.1 a 7: “O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.

Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo. Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.

O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disse aos sábios da Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meu reino.”.

O rei Belsazar cometeu uma grande abominação e colocou tudo a perder! Ele esteva em uma orgia e mandou que seus servos trouxessem os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo. Ele usou o que era sagrado de forma leviana, ou seja, ultrapassou todos os limites.

Infelizmente, muitas pessoas têm agido desta forma. Muitas pessoas têm brincado com as coisas de Deus.

Gálatas 6.7: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.”.

Belsazar cometeu os seguintes erros e, por isso, perdeu seu reinado:

Em primeiro lugar: foi soberbo

Provérbios 16.18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”.

Em segundo lugar: foi jactante!

2 Timóteo 3.1 e 2: “1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...”.

Em terceiro lugar: desprezou princípios e valores espirituais, ou seja, foi inconsequente!

No livro de Daniel, está escrito que aquele rei viu alguns dedos escrevendo uma mensagem na parede. Aqueles dedos eram de Deus.

Belsazar, então, pede para os magos e os sábios interpretarem aquela escrita, mas eles não conseguiam. Por quê? Porque quem não é espiritual não consegue discernir o que é espiritual.

A rainha-mãe, ao ver aquela situação, lembrou-se de Daniel, que, sem aceitar nada em troca, traduziu a mensagem, que dizia: “Pesado foste na balança e achado em falta!”. Aquele que é pesado na balança de Deus e é achado em falta sofre consequências terríveis!

Aquele rei achava que poderia comprar Daniel com seus presentes, mas foi surpreendido pela voz do profeta!

As consequências dos erros de Belsazar foram a divisão do seu reinado e sua própria morte.

Hoje, eu quero deixar um conselho: Cuidado para que as suas loucuras não te levem ao fim da linha! Cuidado, porque o cálice da ira de Deus pode transbordar!

Se hoje você for pesado na balança de Deus, você será achado em falta? Se a resposta for “sim”, está na hora de você corrigir sua rota! Está na hora de ter uma vida de santidade!

Não deixe que a “síndrome de Belsazar” encontre um espaço no seu coração. Não se precipite, não coloque tudo a perder. Seja um vaso consagrado ao Senhor! Ponha tua casa em ordem e acerte tua vida, porque de Deus não se zomba!  

Não seja como aquele rei, mas seja como Daniel: aquele que não se contaminou e, por isso, chegou aos lugares altos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.