domingo, 17 de julho de 2022

A competência é uma das chaves do sucesso profissional

Competência é aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. No mundo dos negócios, é um elemento de diferenciação. Quem não busca se aperfeiçoar corre sérios riscos de sucumbir profissionalmente.

Existem cinco características e atitudes que fazem com que o profissional seja visto como incopetente. Veja a seguir:

Atrasos:


Atrasos podem acontecer, principalmente com o trânsito caótico das cidades grandes. Alguns imprevistos também podem ocorrer (ônibus quebrado, pneu furado, um assalto...). Mas chegar atrasado todos os dias ou mais de uma vez na semana é sinal de irresponsabilidade com a empresa que você trabalha. Sem contar que é uma questão de falta de organização do tempo. Pontualidade é o mínimo que se espera de um bom profissional.

Falta de responsabilidade: 


Quando você assumir uma responsabilidade, busque cumpri-la no prazo estipulado. Se você já sabe que não terá tempo hábil ou condições de realizar a tarefa proposta, nem assuma, pois pior do que não se comprometer é frustrar as expectativas ao seu respeito. Lembre-se: a equipe e o seu chefe também dependem do seu trabalho.

Culpar os outros colegas de trabalho:


 Profissional incompetente é aquele que, na primeira oportunidade, culpa os outros colegas de trabalho pelo seu fracasso. Um bom profissional não dá justificativas, mas assume seus próprios erros.

Apropriar-se dos resultados alheios:


O profissional incompetente nunca busca evoluir pelos seus próprios méritos. Ao ver que não consegue uma posição boa da empresa, faz de tudo para subir às custas dos outros colegas, puxando o saco do chefe ou, até mesmo, o tapete dos companheiros de trabalho. Sabe a expressão ‘fazer bonito com o chapéu alheio?’. Ela se encaixa perfeitamente com este tipo de profissional.

Mentir:


Haja o que houver, a verdade sempre é a melhor alternativa. O pior tipo de profissional é aquele que mente até as últimas consequências, ou seja, mesmo que haja testemunhas e provas contra ele. Pessoas assim só perdem a credibilidade no ambiente de trabalho. 

Na contramão do mundo:

Com base na passagem bíblica de Êxodo 31: 1 a 6, Apóstolo Estevam Hernandes abordou o assunto em uma de suas palestras e destacou a capacitação que vem através da nossa comunhão com Deus.

“Deus tinha designado uma grande obra para Moisés. Esta obra era a construção do tabernáculo. O tabernáculo tinha detalhes fantásticos, que só poderiam ser realizados por pessoas hábeis e capacitadas. Em Israel, não havia ninguém com este perfil. Eles eram um povo de origem nômade. Eles trabalhavam com agricultura, e tinham outros tipos de aptidões”, relatou.

“Das tribos de Judá e de Dã, Deus chamou dois homens diferenciados, Aoliabe e Bezalei, e deu-lhes uma capacidade sobrenatural. Em algumas traduções, está escrito que eles foram chamados para 'serem competentes para realizar a obra'”, afirmou.

“Deus precisava de pessoas competentes. Assim como o mercado, que está em crise, precisa de pessoas competentes. A competência não é somente fruto do estudo, da preparação, de um esforço pessoal, mas também é uma capacitação divina em nossas vidas”, ressaltou.

O líder da igreja Renascer explicou que o caminho em direção à competência profissional passa pela excelência. “Ser excelente é fazer além do que os outros fazem, é ser um diferencial”, disse.

“Muitas vezes, somos tomados por alguns sentimentos paralisantes, que fazem com que não ocupemos o nosso lugar, porque, inconscientemente, somos levados a ficar escravos da incompetência, do comodismo e da autolimitação. Precisamos buscar sabedoria e capacitação para prosperamos em nossa vida profissional”, conscientizou.

Ele também relembrou que a capacitação é a adquirida por meio da unção e a sabedoria, através da fé: “Em 1 João 2: 27, está escrito que a unção nos ensina todas as coisas. Em Tiago 1: 5, está escrito que quem precisa de sabedoria deve pedi-la a Deus, que a todos dá liberalmente.”.

“O principio da sabedoria é a constatação de que eu preciso melhorar. Precisamos sair desta situação de conforto e estabelecer novos padrões e nossas vidas. Quebre todas as barreiras e tire todos os pensamentos de incapacidade”, acrescentou.

Na sequência, ele deixou quatro conselhos para as pessoas que querem ter a marca da competência em suas vidas. Confira a seguir:

1º Desenvolva e aprenda a fazer todas as coisas com o máximo de suas forças (Eclesiastes 9: 10, Josué 1:8)


“Sabe por que muitas coisas não estão dando certo na sua vida? Porque você não faz as coisas com todas as suas forças e todas as suas energias. Em vez de vir com uma série de desculpas, venha com uma série de soluções. Faça além do que é pedido. Faça além dos limites! Só tem sucesso que é forte”, afirmou.

Apóstolo Estavam citou três tipos de forças que devemos buscar:

-Força mental, estrutura psicológica (1 Coríntios 2: 16)
-Força física
-Força espiritual (Tiago 4:7)

2º Quebre todos os estigmas de incompetência que são desculpas e fugas que você tem buscado (Mateus 23: 1 a 4 e Salmo 103)


“Todos os fracassos e insucessos vão servir apenas como experiência do que você não deve mais fazer na sua vida. Comece a enxergar na expectativa do novo! E, no novo, você agirá de maneira diferente”, disse.

3º Assuma os desafios


“O dom se estabelece na hora do desafio. É a oportunidade perfeita para mostrar sua competência. Receba e desenvolva o dom que há em ti”, afirmou.

4º Peça a Deus capacitação espiritual (2 Crônicas 1: 8 a 13)


“Salomão não pediu riquezas, mas pediu sabedoria e conhecimento para ser rei do povo. Todas as conquistas foram consequência. Antes de fazer qualquer coisa, coloque-se na presença de Deus. Peça sabedoria, peça capacitação, disponha-se e trilhe o caminho da excelência”, concluiu.

Dê um upgrade na sua carreira

Todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, a Igreja Renascer realiza o Prosperity Renascer.

O culto é direcionado para empresários, profissionais liberais e para pessoas que precisam de restauração e um direcionamento na área profissional.

No Renascer Hall, sede internacional da Renascer em Cristo, em São Paulo, as palestras são ministradas pelo Apóstolo Estevam Hernandes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.