domingo, 12 de junho de 2022

Reconciliados em Cristo!


2 Coríntios 5.18 a 21: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

Nós somos fruto de uma ruptura. Espiritualmente, houve uma ruptura quando o pecado entrou na vida do homem.

O profeta Isaías fala que o pecado causa separação entre nós e Deus.

Essa ruptura seria definitiva se não houvesse o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. O sacrifício de Cristo nos reconciliou. Só que nós, muitas vezes, não temos plena consciência disso. Muitas pessoas, infelizmente, não entendem o que é salvação e o que é reconciliação.

A salvação é alcançada pela graça, conforme está escrito em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”. Já a reconciliação deve ser conquistada por nós.

Na passagem que lemos no início estudo, Paulo aborda algumas questões importantes. Vou enumerá-las:

Em primeiro lugar, a reconciliação é um ministério.

Nós precisamos exercitar este ministério. Como? Tendo consciência de que precisamos nos reconciliar com nossa identidade espiritual. Você precisa se reconciliar com o ser que Deus criou.

Esta reconciliação passa por um estado de consciência pessoal. Você não é uma pessoa deformada, destruída, acabada e falida. Você é a pessoa que Deus desejou, planejou e amou!

Reconcilie-se com essa verdade. Desta forma, você deixará de ser problemático, confuso, depressivo e complexado. Desta forma, você será uma pessoa bem resolvida.

Em segundo lugar, Paulo fala que somos reconciliados em Cristo.

Quando o pecado entrou, o homem perdeu a condição de acesso livre a Deus. Mas, em Cristo, este acesso foi retomado, e nós passamos a viver Efésios 1.3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.”.

O que nos afasta desta condição sãos os conflitos interiores, ou seja, quando não achamos que somos dignos de viver as bênçãos espirituais. Quando deixamos este sentimento entrar, automaticamente, ficamos desconectados com o que está escrito nas Escrituras.

Em terceiro lugar, que precisamos nos reconciliar com o nosso chamado.

Em João 15.16, Jesus disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”.

Se você ignora o teu chamado, então, você está rompido com ele. Isso te torna uma pessoa estéril.

Você precisa se reconciliar com o seu chamado, porque a tua felicidade, o teu bem estar e a tua paz estão condicionados a você cumprir o que Deus determinou.

Não aceite ter uma vida sem propósitos. O Senhor tem um espaço para você na obra d’Ele. Ele tem uma missão para você.


O Senhor quer te reconciliar também com a paz, com a alegria e com a vontade d’Ele. Assim, consequentemente, você se reconciliará com as pessoas que estão ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.