terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O teu futuro já está determinado


Deuteronômio 31.1 a 8: “Passou Moisés a falar estas palavras a todo o Israel e disse-lhes: Sou, hoje, da idade de cento e vinte anos. Já não posso sair e entrar, e o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão. O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, e tu as possuirás; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito. O SENHOR lhes fará como fez a Seom e a Ogue, reis dos amorreus, os quais destruiu, bem como a sua terra. Quando, pois, o SENHOR vos entregar estes povos diante de vós, então, com eles fareis segundo todo o mandamento que vos tenho ordenado. Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.

Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.”

Moisés já estava com 120 anos. Durante 40 anos, ele guiou o povo pelo deserto. Nesta caminhada, ele cometeu um erro: em vez de falar com a rocha, ele a feriu. Aquela rocha, segundo Paulo fala em 1 Coríntios 10, era Jesus Cristo.

Este momento de descontrole emocional impediu Moisés de passar pelo Jordão e terminar os seus dias na Terra Prometida.

Nesta passagem, ele mostrou ao povo, em primeiro lugar, que as promessas não morrem!

Os homens podem até morrer, mas as promessas, não! A palavra que sai do altar de Deus não volta vazia, mas prospera naquilo que Ele a designou.

O nosso futuro só é garantido quando, verdadeiramente, ele está debaixo da Palavra de Deus. Mas a nossa ansiedade acaba nos sabotando. 

Sempre, para nós, o futuro é incerto porque, de repente, tudo pode mudar. Nós, como seres humanos, não temos forças ou poder para administrar o futuro.

O nosso futuro não pode ser somente uma expectativa humana, ele tem que ser baseado nas promessas de Deus. Assim, elas se cumprirão nas nossas vidas, na vida dos nossos filhos e na vida dos filhos dos nossos filhos, até a quarta geração.

Em segundo lugar, Moisés disse: “Sejam fortes e corajosos porque o Senhor prometeu para nós um futuro maravilhoso!”.

Eu quero, por meio deste texto, profetizar e declarar sobre sua vida a palavra de Provérbios 23.18: “Haverá bom futuro, e tua esperança não falhará!”.

Assim como Josué falou, nenhuma das boas palavras deixará de se cumprir!

Moisés também deixou um alerta a eles, e este alerta também serve para nós: “Vocês só terão vitórias no futuro, se, no presente, vocês forem fortes e corajosos! Vocês não podem ser consumidos pelo desespero!”. Ele sabia que o povo enfrentaria muitas dificuldades pela frente.

Não podemos, nunca, nos esquecer que o mesmo Deus que prometeu irá diante de nós! Então, quando a situação apertar, não se desespere! Confie! Confie naquele que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Com o teu coração fortalecido em esperança e convicções superiores, vá em frente!

Ao receber aquela palavra, o povo se reanimou no Senhor. Eles seguiriam a viagem sem Moisés, mas eles sabiam que as convicções daquele homem de Deus e seus ensinamentos sempre os acompanhariam.

Em terceiro lugar, Moisés disse: “O Senhor não os deixará e não os desamparará!”.

Talvez, hoje, você esteja sem perspectivas. Parece que tudo está perdido. Parece que você está sozinho nessa guerra. Mas só parece! Porque o Senhor não te deixou e nem te desamparou! Ele estará contigo nesta jornada, e você sairá dela vitorioso! Esta luta será um divisor de águas na sua vida.

Assim como está escrito em Zacarias 4.6, não será por força e nem por violência! Assim como está em Isaías 11.2, repousará sobre você o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Este deserto será uma passagem, não o seu destino! Seja forte, corajoso e creia que o Senhor não te deixará e não te desemparará.

Você vai atravessar em vitória! O Jordão significa o cumprimento da promessa de Deus, a passagem para um novo tempo e representa o que está escrito em Josué 3.5: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.