quinta-feira, 13 de abril de 2023

Três lições que a Parábola do Juiz Iníquo nos ensina


Lucas 18.1 a 8: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário."

Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”

Nesta passagem, Jesus conta a Parábola do Juiz Iníquo. A partir desta passagem, eu gostaria de destacar três pontos importantíssimos que devemos levar para a vida toda:

1º A persistência

O fato de aquele juiz não ser temente a Deus não impediu aquela viúva de persistir na sua causa. Ela era perseverante e tinha consciência de que aquela era sua única opção.

Muitas vezes, mesmo tendo uma alternativa, nós entregamos os pontos.

Querido, não desista do seu milagre. Siga em frente e caminhe de acordo com a Palavra de Deus.

2º A oração incessante

O Senhor Jesus nos ensina que a oração constrói o nosso milagre no mundo espiritual.

Aquela mulher, todos os dias, batia na porta daquele juiz em busca de uma solução para os seus problemas. Devemos ser como ela.

Mateus 7.7: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”

Quando eu esmoreço na oração, quando eu não tenho forças para orar, é como se um espaço ficasse vago no mundo espiritual e, consequentemente, não acontece a materialização do milagre.

3º Mesmo que pareça distante, Deus fará justiça aos seus

Depois de ouvir tantas vezes o clamor daquela mulher, o juiz decidiu julgar sua causa.

É assim que acontece conosco. Conforme está em escrito em Apocalipse 8, vamos encher o nosso cálice, e a justiça do Senhor virá!

Não deixe o inimigo te roubar no tempo da espera. Não deixe que ele mate a fé que há no seu coração.

Salmo 40.1: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Deus fará justiça aos seus porque o nome dele é Jeová Tsidkenu – a nossa justiça.

Renove-se no Senhor e continue firme porque a sua esperança, n’Ele, jamais será frustrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.